terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Características do líder

Com sólidos alicerces, nem sempre aparentes, a estrutura se eleva de forma mais perceptível resplandecendo três características: Cabeça, Coração e Coragem. Esse triplo "c" é o início da Competência do Líder, requisito essencial nas organizações modernas.
Cabeça - Rigor intelectual, compreensão da organização e idéias que possam vencer no mercado, e ainda, Habilidade para Conceituar, Conhecimento do Negócio e uma Visão;
Coração - Compaixão, empatia e justiça acrescidas de amor e absoluta franqueza, e ainda, Sinceridade, Integridade e Piedade;
Coragem - Capacidade de fazer os apelos difíceis, assumir posições impopulares, correr riscos e ter autoconfiança para ser simples, e ainda, Realidade, Autoconhecimento, Simplicidade e Velocidade.
Ser líder é ter autoconfiança para tomar iniciativas, a coragem para avançar quando muitos já se entregaram, a lucidez para apontar direções quando tantos ficaram míopes por seu egoísmo, a serenidade para buscar a paz enquanto muitos buscam espalhar a desordem e a violência.
O revestimento dessa estrutura é permeado de muita comunicação, escrita, verbal, corporal, mental, praticada "full-time", tanto na vida profissional quanto pessoal.

Um comentário:

  1. NAO escolhemos ser lider, a liderança brota em nós a partir do momento em as pessoas e as situacoes nos pedem que a lideremos!!!

    ResponderExcluir