quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

COMO SE FAZ EVANGELIZAÇÃO- NA PRÁTICA

Para evangelizar o evangelizador deve necessariamente distingüir a evangelização da catequese, que se dão em dois momentos sucessivos. O fundamento da evangelização é o Querigma :é a pessoa de Jesus(1Co 3,11). A vida cristã inicia-se com um encontro vivo e pessoal com Jesus e prossegue na convivência diária com Ele. Daí porque na Evangelização Profética o primeiro passo é o primeiro anúncio da mensagem cristã (Querigma) e o segundo é o ensino progressivo de como viver a fé em Cristo ( catequese ). Portanto, primeiro se "cristianiza" para depois "catequisar".
Quando Jesus ressuscitou a filha de Jairo (Mc 5, 22-24; 35-43), primeiro devolveu-lhe a vida e só depois entregou-a a seus pais (comunidade) para que lhe dessem alimento. Esse é o princípio insubstituível de toda a evangelização profética, que anuncia, com palavras e testemunhos de vida, a obra realizada por Jesus Cristo.
Eis o esquema da proclamação da Boa Nova da Salvação do homem de hoje(vide o livro : "Como Evangelizar os Batizados", de José H. Prado Flores, coleção Kerigma 5 ), que se consubstancia nos 6 temas básicos da Evangelização Fundamental:
1. O Amor de Deus;
2. O pecado;
3. A salvação de Jesus;
4. Fé e Conversão;
5. Dom do Espírito Santo;
6. A Comunidade.
Na prática da evangelização, a esses 6 temas deve-se juntar o sétimo, que o testemunho.
Todos esses temas estão intimamente relacionados e dependentes entre si, levando uma seqüência lógica, como se mostra na seguinte maneira simplificada que poderemos adotar para evangelizar uma pessoa: Deus ama você , mas seu pecado o incapacita para experimentá-Lo. No entanto, já lhe perdoou pela morte e ressurreição de Jesus Cristo. A única coisa que você deve fazer é crer e converter-se, para que receba Seu Amor, que é o Espírito Santo, e possa viver na Família de Deus, a comunidade cristã.
EVANGELIZANDO - SEGUNDO OS 6 TEMAS DA EVANGELIZAÇÃO
( Lembre-se que ao evangelizador cabe proclamar Jesus, seguindo os 6 temas da evangelização - Querigma - e testemunhar)
De uma maneira simplificada, podemos evangelizar uma pessoa ou um grupo de pessoas, assim : Irmão (s), Deus, nosso Pai celestial, nos ama. Ama a você(s), ama a mim, ama a todos, porque Deus é amor (1 Jo, 4,8 ). E por que não sentimos esse amor? Não sentimos esse amor porque somos pecadores necessitando de salvação."Se dissermos que não temos pecado, só estamos nos enganando a nós mesmos, e recusando a aceitar a verdade" (1Jo, 1,8) Pecado são nossas ofensas a Deus. Todos somos pecadores. Pecamos por pensamento, palavras e obras. Como pecadores, estamos com nossos sentidos entorpecidos pelo pecado, pelo interesse nas coisas materiais, pelos valores antievangélicos que inundam o mundo.E porque pecamos, todos estamos privados da glória de Deus (Rm 3,23)
E qual é a solução ? O que devo eu fazer para ser salvo ?
A solução única é proclamarmos Jesus Cristo como nosso senhor e salvador, pois Deus, cumprindo o seu plano de salvação do homem, enviou seu filho único, Jesus, ao mundo para que todo aquele que Nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna.(Jo 3,15-17) Deus diz que nos absolverá, nos declarará sem culpa, se confiarmos em Jesus Cristo para Ele tirar os nossos pecados , não importa o que somos ou o que tenhamos sido(Ro 3,22). O próprio Jesus disse : "Todo aquele que crer em mim terá a vida eterna".(Jo 6,47
É pela fé e pela conversão que podemos ver o Reino de Deus. Crer e converter-nos, já, e proclamar Jesus como nosso senhor e salvador é a única solução para termos uma vida nova, nos livrarmos do pecado e herdarmos a vida eterna.
E como isso acontece ? Para receber de Jesus o dom da fé e da conversão pedimos a Ele o dom do seu espírito, que é o Espírito Santo. Deus, nosso pai, prometeu dar-nos um coração novo e infundir em nós um espírito novo ( Ez 36,26 ). É o Espírito Santo quem vivifica, quem nos impulsiona na fé, na vida nova, quem constroi o Reino de Deus, que é um reino de amor, de justiça e paz. É Ele que nos enche de poder e amor.
Mas não basta nascer de novo, pela fé e pela conversão. É preciso crescer na vida nova e perseverar com Jesus na comunidade cristã. Jesus viveu em comunidade com seus apóstolos e seguidores e criou a Igreja, que é o fórum da comunidade cristã. É nela e em torno dela que a comunidade cristã vive e cresce na fé.
Eu sou testemunha de que, graças a Jesus, é possível viver de maneira nova neste mundo ( contar sua experiência de salvação com Jesus )

Nenhum comentário:

Postar um comentário