quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

BREVES INSTRUÇÕES SOBRE O ACAMPAMENTO

- Saiba disso: o trabalho do Acampamento não se resume aos cinco dias do sítio: começa bem antes e continua por um bom tempo depois.
- O Acampamento tem um dinamismo próprio: cada pregação, palestra, dinâmica, desafio, partilha, etc, tem uma razão de ser. A seqüência de cada coisa foi pensada para melhor ajudar o campista a viver o seu acampamento. Por isso, é bom não alterar a ordem dos acontecimentos só por mudar. Cada mudança deve ser refletida e efetuada com responsabilidade.
- O primeiro dia é dedicado ao PAI; do segundo ao quarto dia, dedicados ao FILHO; no quarto e quinto dias, ao ESPÍRITO SANTO (e sua atuação na comunidade).
- O campista deve passar a sua vida a limpo; voltar a ser criança e nascer de novo, no Espírito, tornando-se um verdadeiro evangelizador.
- Todos os membros de todas as equipes de trabalho (Manutenção, Capela, secretaria, externa, liderança, recreação, musica, ligação, etc.) devem participar dos encontros de preparação.
- Cada pessoa da equipe de trabalho tem sua importância e uma depende da outra para o Acampamento funcionar: ex. rede – cada hexágono sozinho não forma uma rede. Não há graus de importância entre os membros da equipe de trabalho: todos são importantes para a realização da obra de Deus. Por isso, no Acampamento não se escolhe serviço: você pode ou não aceitar a função para a qual foi chamado. Mas uma vez tendo aceito, faça de tudo para desempenhá-la bem e com amor.
- Há dois modos de viver o Acampamento: como campista e como equipe de trabalho. O campista está na condição de ser servido. O Acampamento é, na verdade, deles. O momento é todo dele e por isso deve aproveitar o máximo. Tudo o de melhor, dentro das possibilidades, deve ser favorecido para que o campista tenha a sua experiência pessoal com Deus. A equipe de trabalho já teve o seu Acampamento como campista. Agora é hora de servir. Deixar que o campista tenha um bom Acampamento é uma forma de servir! A equipe de trabalho vive o seu Acampamento servindo. O seu momento de campista já passou! Se não aproveitou, sentimos muito, pois foi avisado para aproveitar!
- Há voz de comando para a equipe de trabalho também! Não devemos, por exemplo, ficar muito entre os campistas para “especular” sobre o Acampamento. Nunca aborde um campista, nem fique se expondo. Não seja curioso, mas se ele vier até você, acolha com carinho, sorria, seja gentil.
- Os membros da equipe devem estar conscientes de que sempre há “acidentes de percurso” durante do Acampamento. É natural que nem tudo dê certo. Contudo, todos devemos reagir bem ante os problemas, sem estresses, sem nos fazermos de vítima. Qualquer motivo de mágoa deve ser resolvido com maturidade. Não alimente o sentimento de frustração: este só pode durar, no máximo, 5 minutos!
- Cada vez que surgir uma dúvida, perguntar para a coordenação e para o padre qual a medida a ser tomada.
- A equipe de trabalho é formada por pessoas que já passaram pelo Acampamento e são convidadas pessoalmente pelo padre. Há questionamentos sobre os motivos de não ser convidado, que podem ser: porque já foi várias vezes e precisa dar seu lugar a outra pessoa; porque há parentes próximos seus que irão ao Acampamento; sua falta de testemunho público; porque deu trabalho nos Acampamentos em que trabalhou.
- Motivos para ser chamado de última hora: você é de confiança, pois não se chama alguém assim que não seja de confiança; (o técnico só escala para o banco aqueles que sabe que são bons); Não ficar com sentimento de “ser step”. Você é step de Deus e não do padre, que sabe que você está cheio, pronto. Ninguém troca pneu furado por outro furado. Se você não servir para ser step de Jesus, servirá pra ser de quem?
- A equipe de trabalho deve colaborar para criar um clima favorável para o cumprimento dos objetivos do Acampamento.
- Diante do convite para participar do Acampamento, analise sua situação pessoal: desapego de seus caprichos ou desapego das “coisas” de Deus? Deve estar entregue nas mãos de Deus e pronto para servir na obediência (Ex. volume do som).
- Ser da equipe de trabalho é estar preparado para ser fiel no pouco e no muito. Deve estar sempre em posição de ataque (no mussumê/ no trabalho; na diversão e na obrigação).
- Preservação do material do sítio – todos são responsáveis. Ex. barracas – lavadas, enxutas e dobradas corretamente, junto com sua armação. Quando se perde qualquer material, poucos querem trabalhar nas promoções para reposição. Temos de cuidar das coisas do sítio como cuidamos das de casa: baldes, vassouras, canetas, mangueiras, etc, para não termos despesas extras.
- Há um tempo para a realização de cada momento. Se for muito curto pode ficar superficial e ser for muito longo pode ficar chato. O importante é ter bom senso e estar em sintonia com os coordenadores que, por estarem “de fora”, nos orientam melhor. Prestar atenção na platéia: se não estiverem aproveitando, dispersos com brincadeiras, sono, sede, fazer algo para motivá-los.
- Um momento tem dois objetivos: um é fazer o campista viver aquele momento específico e o outro é preparar para o momento seguinte, seja este realizado no salão ou na mata.
- Nunca forçar o campista a fazer algo que ele não queira (partilhar, cantar, bater palmas, etc). Se ele aprender a fazer as coisas por insistência dos demais, vai fingir e dissimular nas suas atitudes e não terá atingido seu objetivo no Acampamento.
- Cada dinâmica deve fazer o campista tomar uma atitude concreta, mesmo que simbólica; por isso, não podemos forçar o campista a fazer o que ele não queira fazer de livre e espontânea vontade, como partilhar, abraçar alguém, pedir perdão, etc. Estas coisas são muito íntimas e depende somente dele.
- Todos os momentos iniciam e encerram com oração.
- Ao explicar uma dinâmica, falar apenas como o campista deve proceder. Não explicar muito o sentido das dinâmicas, pois cada campista deverá interpretá-las à sua maneira;
- O objetivo de uma pregação não é fazer o campista se comover e chorar, o que não quer dizer que a pregação não deva produzir emoções. O choro desenfreado pode ser sinal de que a pessoa está fixa num único problema do presente ou do passado. Neste estado de descompensação psicológica ela não conseguirá refletir sobre a sua vida e, assim, não aproveitará o Acampamento. O choro deve ser natural, fruto de uma reflexão, expressão de uma libertação interior, e não de uma emoção, apenas, pois esta certamente passará depois dos 5 dias.
- Para cada momento há uma música especial previamente determinada. Recomenda-se não colocar músicas de última hora para não “improvisar” o momento. Antes do momento, a música deve ser bem trabalhada, refletida no seu sentido, fazer que o campista viva também através da música. Nunca se deve cantar uma música antes do dia e fora do momento, por ex. cantar “Olhos no espelho” no segundo dia, durante um intervalo. O ministério deve ficar em plena sintonia com a pregação.
- Após cada recreação, antes de iniciar o momento, deve-se cantar uma música calma para que todos entrem em clima de oração. Deixar pra cantar “Confuso”, do segundo dia em diante.
- Ao fazer questionamentos, não deixar as perguntas no ar, mas sugerir algumas respostas.
- Nunca dar respostas a casos individuais dos campistas, mas sempre de forma geral;
- Valorizar e agradecer a partilha de cada campista;
- O pregador deve acolher bem a pessoa que dará o Anúncio, bem como valorizar a sua partilha no final.
- O pregador dever ter consciência de que deve estar preparado tanto no conteúdo que deve passar, como na forma com que deve ser passado este conteúdo. Não adianta ter tudo na ponta da língua e se não estiver preparado para transmitir a mensagem com clareza e unção. Esta, é graça de Deus! Vem somente com a vida de oração e testemunho do pregador!
- Uma vez iniciado o Acampamento, ninguém poderá entrar ou sair do sítio antes de seu término. Durante os cinco dias é melhor que todos, equipe e campistas, tenham a experiência do isolamento do mundo exterior, fazendo jejum de quaisquer notícias (TV, rádio, telefone, internet, etc).
- Não utilizar dinâmicas do Acampamento em outros encontros que não sejam relativos ao Acampamento.
- Lembrar que o que se leva do Acampamento são os amigos, e amigos se faz na partilha. De nada adianta cumprir todas as tarefas, mas não partilhar nada.
- Não estamos fazendo propaganda de Jesus, mas testemunhando para o mundo em que vivemos e seguimos os ensinamentos d´Ele. Se não dermos testemunho, tudo não passará de “fachada”.
- Lição de casa para todos os dias:
- TUDO O QUE SE OUVE AQUI
- TUDO O QUE SE VÊ AQUI,
- TUDO O QUE SE FALA AQUI,
- AQUI PERMANECE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário