segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O modelo bíblico de liderança

A Bíblia dá muitos exemplos de como Deus proveu líderes para o seu povo. Jesus é o modelo para todos os líderes. Ele possuía mais poder, sabedoria e compreensão do que qualquer líder poderia desejar, contudo, seu ministério foi sempre servir e incentivar. Seus ensinamentos eram inspiradores e desafiadores. Podemos aprender tanto com o exemplo de liderança de Jesus. Outros líderes bíblicos inspiradores foram Moisés, José, Neemias e Daniel. Diferentes situações podem exigir diferentes tipos de habilidades de liderança: organização, sabedoria, humildade, força e visão.

Jesus possuía um conhecimento e uma compreensão profunda das escrituras. Ele freqüentemente usava este conhecimento para salientar um ensinamento importante ou para responder a uma pergunta desafiadora. Ele também passava muito tempo em oração e era claramente guiado por Deus em tudo que fazia.
Jesus resistiu a todas as tentações. Outros líderes bíblicos, às vezes, não o conseguiam, mas todos tinham uma relação vital e íntima com Deus, baseada na oração, no estudo das escrituras e na inspiração do Espírito Santo. Embora eles cometessem erros, Deus mostrou paciência e perdão ao lidar com eles.
Os líderes bíblicos freqüentemente compartilhavam o fardo da liderança e treinavam outras pessoas para assumir responsabilidades de líderes. Por exemplo, Jesus passou muito tempo com os seus doze discípulos; Daniel tinha três amigos íntimos; José e Neemias organizaram e delegaram responsabilidades a outros.
Reflexão & Partilha
1. Que exemplos de líderes inspiradores há na Bíblia (por exemplo, Moisés, em Êxodo, capítulo 3, capítulo 4:1-17 e capítulo 17; e Daniel, em Daniel, capítulo 6)? O que, nestes líderes, nos inspira? Até que ponto eles foram chamados e inspirados por Deus?

2. De que maneira Jesus serve de modelo para todos os líderes cristãos? Faça uma lista de todas as qualidades de liderança que Jesus mostrou.


3. Leiam 1 Samuel 16:7. Para que Deus diz que olha ao selecionar um líder? O que isto significa para nós?

4. Leiam as seguintes passagens: Êxodo 3:11, Juízes 6:15, 1 Samuel 9:21, 1 Reis 3:7 e Jeremias 1:6.
• Que tipo de pessoa Deus está escolhendo para os papéis de liderança nestas passagens?
• Quais são as atitudes delas?
• Conseguimos pensar em algum exemplo de líder como estes hoje em dia?

5. Como os nossos líderes servem e incentivam os outros?


6. Quem toma decisões na nossa igreja? Até que ponto os membros da igreja estão envolvidos na oração e no apoio à liderança?

7. Desenhem um diagrama para representar as estruturas dentro da nossa igreja. Como são oferecidas oportunidades às pessoas para servir ou liderar?

8. Há oportunidades para que os líderes se encontrem com outros líderes com regularidade? Como estes encontros poderiam incentivar o compartilhamento aberto de questões de trabalho e pressões? Eles poderiam incentivar os líderes a prestarem mais contas aos outros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário